quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Enrico Cardoso

Aprender a falar em público é o desejo de 9 em cada 10 empreendedores. Selecionamos algumas dicas úteis para você contar a sua história
Aprenda a falar em público com as apresentações do TED

Aprender a falar em público é o desejo de 9 em cada 10 empreendedores. Selecionamos algumas dicas úteis para você contar a sua história

Pergunte a qualquer pessoa sobre grandes exemplos de como falar em público e, muito provavelmente você ouvirá uma variação sobre a resposta: “assista aos vídeos do TED”.
Poderoso o suficiente para mudar algumas vidas em apenas 18 minutos e com milhões de pontos de vista, as melhores palestras do TED são um fenômeno cultural merecido.
Será que você poderia pegar emprestado um pouco dessa magia?
Esta é a premissa do livro do organizador do TEDx Jeremy Donovan, “How to Deliver a TED Talk: Secrets of the World’s Most Inspiring Presentation”. Vasculhando as palestras mais vistas, Donovan tentou resumir exatamente o que os torna tão emocionante que ele pudesse transformar em receita para seus leitores.
Aqui estão algumas dicas de Donovan para uma apresentação de sucesso.

#1. Uma grande ideia

Se você tivesse que dizer que existe um elemento mágico para as melhores palestras do TED é que as pessoas escolheram as grandes ideias. O desafio do TED é despejar muito conteúdo em pouco tempo.
Então, como você pode determinar qual deve ser a sua ideia e a sua mensagem? Comece perguntando a si mesmo: “qual a melhor história que eu tenho para contar?”, Donovan sugere.
Comece com essa história e o que ela lhe ensinou e, em seguida edite-a impiedosamente. Ele sugere que você se pergunte: “será que o que estou dizendo é apenas uma digressão, ou o que estou dizendo agora apoia o meu tema central”?
Visualize o tema como uma espinha e garanta que tudo que você diz não fuja do assunto.
Uma grande ideia será o coração da sua apresentação.
Uma grande ideia será o coração da sua apresentação.

#2. Não é sobre você

A maior coisa que as pessoas precisam desaprender é a noção de que falar é algo sobre o seu desempenho pessoal. Não é. É sobre a plateia. A maior transformação na fala de qualidade acontece quando você percebe que ela não é sobre você.
Quando se fala, seu objetivo deve ser o de dar ao público um presente sobre alguma coisa que você aprendeu.
Se você conceituou a sua palestra de maneira que pode se aproximar das pessoas e relaxar e estar confortável como os maiores oradores do TED, vai garantir uma mensagem apaixonada.

#3. Tenha uma abertura

Como você começa a sua palestra? Donovan oferece 3 maneiras. A primeira, e melhor, se você pode controla-la é partir diretamente para a sua história. E não economize na emoção.
Não reconte a sua história, reviva a sua história com o público.
Já, a abertura mais comum é a segunda melhor, de acordo com Donovan e envolve começar com um gancho e uma instigante questão. A resposta deve ser o tema central.
Mas, você precisa ter cuidado. Se você encher a plateia com uma série de perguntas, as respostas precisam ser a mesma.
A última maneira é começar com uma estatística chocante, algo inesperado que deixa as pessoas perturbadas.

#4. O slogan é o rei

As melhores palestras têm um bordão a ser repetido.
Os bordões tendem a funcionar melhor quando têm de 3 a 12 palavras. Também é importante mantê-lo centrado na ação.
Você quer que as pessoas acreditem que a sua mensagem é relevante para a sua vida. Criar um slogan é uma maneira de manter a sua mensagem na cabeça das pessoas.

#5. Canalize seu roteiro interiormente

Estamos reféns de nossa infância sobre a maneira com que contamos histórias, acredita Donovan, que afirma que somos contadores de histórias naturalmente.
Ainda assim, você pode melhorar as suas habilidades mantendo a estrutura de 3 atos em mente.
Você abre em um ato como o mundo normal do seu protagonista – mostrando como era a vida do seu protagonista antes de alguma coisa acontecer.
Então vem o incidente incitante – aquilo que mudou a rotina do protagonista e o lançou a uma viagem. Este é o primeiro ato.
O segundo ato leva você através de uma série de conflitos crescentes que estão cada vez mais difícil de solucionar. O clímax de sua história é o fim do segundo ato.
Finalmente, o terceiro ato leva os expectadores do final do clímax para o novo mundo, que é a sua nova vida após o fim dessa maravilhosa jornada. Como a sua mentalidade mudou depois de tudo isso?
Se você gostou dessas pequenas dicas, confira mais dicas de Jeremey Donovan sobre apresentações na apresentação abaixo.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Secrets of Public Speaking From the Best TED Presentations”, da Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Calendario Economico

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.