sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

5 maneiras de desenvolver uma mente centrada no progresso Sem uma mentalidade focada no futuro, você nunca estará preparado para ele. Estas 5 dicas podem ajudar você a começar a pensar no futuro André Bartholomeu Fernandes

Sem uma mentalidade focada no futuro, você nunca estará preparado para ele. Estas 5 dicas podem ajudar você a começar a pensar no futuro
5 maneiras de desenvolver uma mente centrada no progresso

Sem uma mentalidade focada no futuro, você nunca estará preparado para ele. Estas 5 dicas podem ajudar você a começar a pensar no futuro

O futuro é importante demais para ser deixado ao acaso. No passado as empresas sobreviviam das pessoas. Agora, muitas vezes acontece o contrário.
De acordo com Bruce Rosenstein, podemos visualizar o futuro e podemos tentar torná-lo realidade, mas nunca podemos realmente nos preparar para o que vem pela frente, a menos que trabalhemos para desenvolver foco no futuro.
Em seu último livro, Bruce se baseia na sabedoria de Peter Drucker, um dos maiores pensadores da administração de nosso tempo, que afirmava que devemos criar ativamente nosso futuro, dia-a-dia, ao invés de ser pego de surpresa por ele.
Como podemos cuidar de nós mesmos e do nosso ambiente para que possamos nos preparar para o que nos espera amanhã?
Aqui estão 5 dicas que podem nos ajudar nesse desafio.

#1. Atualize seu sistema cognitivo

Com a era da informação em pleno vapor, o conhecimento está se tornando rapidamente a principal fonte de valor.
As empresas podem ir à falência, os ativos podem ser destruídos, mas o que você carrega dentro da sua cabeça, leva você até o seu futuro.
No entanto, o conhecimento também se torna algo obsoleto. Então, você precisa manter o ritmo com o futuro.
Você pode fazer isso, escolhendo 1 ou 2 áreas que são o seu domínio e fanaticamente atualizar seu conhecimento nessas áreas em uma base regular. Se você baixa a guarda, não será bom o suficiente.
O que carregamos na nossa cabeça, nos leva até o futuro.
O que carregamos na nossa cabeça, nos leva até o futuro.

#2. Adote uma postura de ganhar vantagem

Em “Create Your Own Future: How to Master the 12 Critical Factors of Unlimited Success”, Brian Tracy fala sobre o conceito de ganhar vantagem. Este princípio afirma que as pequenas diferenças na capacidade podem se traduzir em enormes diferenças de resultados.
Por exemplo, se você se torna um pouco melhor em certas áreas críticas de venda, você pode aumentar drasticamente suas vendas.
Apenas aprender e praticar 1 ou 2 técnicas que são diferentes do que você está fazendo atualmente pode leva-lo um grande passo à frente.
Se um cavalo ganha uma corrida pela diferença de um nariz, ainda sim ganha um prêmio 10 vezes maior que o segundo colocado, mesmo que a diferença seja apenas o nariz.
Qual é a sua vantagem competitiva? O que você está fazendo para superar os limites?

#3. Desenvolva um sistema pessoal de prevenção

Essa ideia vem de Verne Wheelwright, um mestre internacional de previsão e inovação e autor de “It’s YOUR Future: Make It A Good One”. Verne oferece um modelo de planejamento estratégico pessoal que envolve examinar o seu passado para planejar o seu futuro.
Ele inclui várias etapas, como a análise de estágios de vida, a fim de entender o resto da sua vida examinando as forças principais de condução da sua vida até agora.
Então você usa esta pesquisa pessoal para desenvolver a sua previsão para eventos de vida futuros que provavelmente irão ocorrer e que, em muitos casos podem ser antecipados.
Esta exploração irá formar o seu quadro de pessoal. Com as informações do seu quadro pessoal, você pode construir os cenários que descrevem o seu futuro.
Eles serão os cenários pessoais que você quer planejar. Esta tática é infinitamente melhor do que marchar cegamente para o seu futuro, sem nenhuma previsão.

#4. Mergulhe sua mente no futuro

Para desenvolver uma mentalidade de futuro e mantê-la viva, é preciso mergulhar em informações e ideias que podem ser fontes férteis de como cria-lo.
Para isso, encontre livros, sites, estudos e o que mais puder que fale sobre o futuro. Assim você estará imerso nele. Esteja sempre perto e rodeado por lugares e pessoas que fazem você pensar e lembrar do futuro.
Planejar o futuro é a melhor maneira de antecipá-lo.
Planejar o futuro é a melhor maneira de antecipá-lo.

#5. Concentre-se no que faz sentido para o seu mundo

Uma pesquisa feita por Adam K. Anderson, professor de psicologia na Universidade de Toronto mostra que, quando experimentamos uma emoção positiva, ficamos mais em sintonia com o nosso ambiente e ampliamos nossa consciência.
Há muitas implicações positivas para isso. Por um lado, estar em um estado de espírito positivo nos ajuda a enxergar mais as possibilidades.
Uma maneira de fazer isso é se concentrar no que é mais do que certo no seu mundo e chafurdar no que está errado.
O poder da visão é extraordinário. Ela transforma a forma como vemos o nosso mundo. Ela pode nos tirar do meio do rebanho para subir à alturas que nunca sonhamos.
Mas temos que estar dispostos a confiar nela e buscar nossas vantagens. Porque é dessa maneira que conseguimos ir mais alto.
Você tem essa visão de si mesmo? Para aprender a celebrar as coisas boas da vida, responda a essas 3 perguntas:
  • O que é certo para eu como pessoa?
  • O que é certo no meu trabalho?
  • O que é certo com a minha equipe?
Determinar as respostas para essas perguntas irá ajudar você a ver mais claramente os aspectos positivos e estar aberto para as possibilidades que temos pela frente.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Ways To Develop A Forward-Focused Mind”, do OPENforun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Calendario Economico

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.