sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Você pratica Cidadania Organizacional?

Você pratica Cidadania Organizacional?

Há muito tempo se fala em equipes de trabalho. Todas as organizações são movidas por essas equipes, sejam as menores, formadas por duas ou três pessoas, ou as gigantes dos mercados em que atuam, que têm em seu quadro de funcionários, centenas e até milhares de trabalhadores reunidos.
Dentro destas equipes, sempre há os profissionais que se destacam por estarem sempre dispostos a auxiliar seus colegas de trabalho. Aqueles que não só cumprem com suas obrigações laborais, mais que, ao analisarmos este comportamento, vemos que existe neles um espírito de cooperação, satisfação, benevolência, comunicação, educação, e sobretudo de liderança.
Segundo um estudo realizado pelo Instituto Insper, estas pessoas são as que mais conseguem alavancar suas carreiras dentro da instituição em que atuam. E de fato: “O profissional que mais ajuda os seus colegas de trabalho, tem maior possibilidade de crescimento dentro de uma organização.”
Isso é definido, no mundo corporativo como, o exercício da Cidadania Organizacional, que é a disposição a dar um apoio que vai além do escopo do trabalho, para beneficiar a companhia ou um funcionário.
Desse modo, esta forma de proatividade, contribui para que o profissional seja enxergado por superiores e colegas, e futuramente indicado para cargos ou projetos que lhe permita colaborar cada vez mais com a instituição, e alçar voos mais altos dentro da mesma.
Da mesma maneira, profissionais que agem em prol da equipe, são melhores vistos, do que se o seu gesto for direcionado para uma pessoa apenas. Os outros funcionários confiam mais em quem olha para a coletividade, pois dificilmente, esses profissionais são egoístas e egocêntricos.
Quem se doa para os demais, tende a ter um crescimento mais rápido. E esse crescimento abrange todos os aspectos da vida desta pessoa, seja profissional, como pessoal.
Geralmente, estes profissionais também têm a tendência a levar esse comportamento, que mantém com os seus colegas de trabalho, para outros setores da sua vida, que não tem relação de trabalho, como no happy hour, em encontro em associações, clubes, etc.
Quem pratica Cidadania Organizacional destaca-se principalmente por 4 atitudes:
  • Sempre está disponível. – A capacidade técnica importa, porém, ir além das funções em benefício do grupo traz o seu destaque entre profissionais tão bem capacitados, mas que atuam apenas dentro de uma única área.
  • Faz o que ninguém quer fazer. – Os trabalhos mais operacionais costumam ser evitados por muitos. Esta pessoa propõe ajuda a quem tem que fazer este tipo de serviço.
  • Compartilha conhecimento. – Ensina aos demais o que aprendeu através da experiência ou em um novo curso, por exemplo, para que o resto desenvolva novas habilidades. No caso, não é fazer o trabalho para o outro, e sim orientar quem tem dificuldade de fazer alguma coisa.
  • Sabe receber. – Quando chega alguém transferido de outro setor ou novo na empresa, está pronto a recebê-lo apresentando pessoas e projetos.

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