segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Por que devo mudar se estou bem assim? por: Afonso Bazolli

Por que devo mudar se estou bem assim?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
02 de fevereiro de 2014 - 14:02
Por-que-devo-mudar-se-estou-bem-assim-televendas-cobranca
Por: Airton Carlini
Tem gente que pensa assim. Muita gente, aliás.
Não são poucos os exemplos de empresas ao redor do mundo, e também no Brasil que fazem da tradição, do fazer tudo sempre igual, a sua marca registrada.
Quantos estabelecimentos que visitamos atualmente tem a mesma “cara” de 20, 30 anos atrás. Muitas vezes estes estabelecimentos recebem uma pintura de vez em quando e olhe lá, sem contar que prestam os mesmos serviços sem nenhuma inovação.
A pergunta que faço é a seguinte: Será que estas empresas estão certas? Será que venderiam mais se a cada período fizessem uma grande transformação inovadora em seus produtos, serviços e ponto de vendas?
Com certeza se respondermos rapidamente diríamos que se estas empresas  inovassem venderiam muito mais. Será? Na maioria dos casos sim. Em outros, não.
A questão que quero levantar é o quanto vale a tradição de uma empresa. De um modo geral ficamos maravilhados quando visitamos algum país europeu e vemos lojas que se mantem inalteradas há mais de um ou até dois ou três séculos. Achamos o máximo. Isto é que é tradição, pensamos. Qual o poder de vendas desta tradição?
É difícil definir. Muito difícil.
Outro dia, em viagem aqui pela América do Sul, fui visitar uma cafeteria com mais de 130 anos de existência no mesmo ponto comercial e com as suas características físicas praticamente inalteradas. Fiquei esperando mais de 40 minutos na fila. Quando entrei, a cafeteria não estava lotada. Tinham várias mesas ainda desocupadas e certamente muitas pessoas  estavam na fila à espera de um lugar.
Fiquei pensando. Por que eles deixam as pessoas esperando? Incrível, mas é pela tradição. Neste estabelecimento, sempre tem fila na porta, a qualquer hora do dia. Parece piada, mas não é.
Será que se não tivesse fila, as pessoas iriam fazer tanta questão de visitar o local? Confesso que para o meu gosto pessoal, a decoração era muito bonita, mas nada que me deixasse com o queixo caído. Já vi melhores.
Adoro Inovação. Leio “tudo” sobre o assunto. Faço palestras sobre o tema. E não tenho uma resposta precisa para esta questão.
Que a Inovação é o que move o mundo, eu não tenho dúvida. Mas que existe algo de diferente nestas empresas “tradicionais”, isto existe. E tem valor. O fato é, que inovar é preciso. É fundamental. O que existe em comum entre as empresas inovadoras e estas “tradicionais” que se mantem muito sólidas em seu mercado, é uma forte Cultura Empresarial.
O que segura uma empresa “tradicional” não é apenas a sua aparência física, mas a forma como lhe atendem. A Cultura está disseminada entre as pessoas. Da mesma forma que se sua empresa não tiver em seu DNA a Inovação, mudar isto ou aquilo, lançar este ou aquele produto, não vai adiantar.
Pensem nisto. Está mais do que na hora dos gestores em todos os níveis entenderem que o mais importante numa organização é a sua Cultura. A sua genética. Se quiser ter sucesso em seus negócios, faça com que todos os seus colaboradores, funcionários, fornecedores e clientes entendam qual a sua proposta de valor e  qual é a sua Cultura.
Se você fizer isto bem feito e conseguir permear por toda a organização os seus valores, as chances de sucesso serão muito maiores, inovando ou sendo “tradicional”. Pense nisto. A Cultura de uma empresa é seu bem intangível mais valioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Calendario Economico

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.